Suplementação de cálcio para apoiar o desenvolvimento da gravidez

O desenvolvimento do feto depende do tipo de alimentação que a mãe recebe. Hoje se sabe que a mãe deve ingerir Cálcio durante a gravidez e durante o período de gestação, mas até agora não se pôde desenvolver um critério unificado sobre qual é a dosagem recomendável.
Para identificar se a suplementação com cálcio poderia ser utilizar para previnir que meninos nasçam com sobre peso e prematuros, analisaram-se os dados de mais de 16 mil mulheres grávidas a partir de 21 estudos, para determinar se havia alguma diferença entre o grupo que recebeu suplementação e o grupo que não.
Os cientistas não encontraram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de controle e o grupo que ingeriu Cálcio, portanto não se pode afirmar que o cálcio ajude a melhorar o peso dos recém-nascidos ou reduz o número de partos prematuros, mas estes resultados não negam que a suplementa com cálcio pode ser utilizada para previnir a pré-eclâmpsia.

O desenvolvimento do feto depende do tipo de alimentação que a mãe recebe. Hoje se sabe que a mãe deve ingerir Cálcio durante a gravidez e durante o período de gestação, mas até agora não se pôde desenvolver um critério unificado sobre qual é a dosagem recomendável.Para identificar se a suplementação com cálcio poderia ser utilizar para previnir que meninos nasçam com sobre peso e prematuros, analisaram-se os dados de mais de 16 mil mulheres grávidas a partir de 21 estudos, para determinar se havia alguma diferença entre o grupo que recebeu suplementação e o grupo que não.Os cientistas não encontraram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de controle e o grupo que ingeriu Cálcio, portanto não se pode afirmar que o cálcio ajude a melhorar o peso dos recém-nascidos ou reduz o número de partos prematuros, mas estes resultados não negam que a suplementa com cálcio pode ser utilizada para previnir a pré-eclâmpsia.

Proteína beneficia bebês prematuros

Uma equipe de investigadores australianos demonstraram que é possível minimizar o risco de que bebês prematuros desenvolvam problemas de crescimento se ingerirem leite fortificado com proteína adicional na infancia. Os investigadores indicaram que o uso de um fortificador de leite humano (FLH) de 1,4 g/100 mL permite reduzir as deficiências de crescimento em bebês prematuros com menos de 31 semanas de gestação. Adicionalmente os investigadores asseguraram que para obter um bom  crescimento é necessário uma fortificação maior, mas também é necessário novas pesquisas para determinar as dose corretas. Continue lendo

Meninos são menos obesos quando sua mãe prepara seu alimento

Investigadores da Universidade de Granada identificaram que os meninos têm um melhor estado nutricional se a mãe preparar a comida em casa e esse quadro piora notavelmente quando uma outra pessoa se encarrega de preparar o menu familiar. Os cientistas afirmam que na atualidade continua sendo a mãe aquela que conhece as necessidades alimentares de seus filhos e tem maior conhecimento para manter uma ótima alimentação familiar. Continue lendo

Suplementação com vitamina A ajuda recém-nascidos com baixo peso

A vitamina A é necessária para o desenvolvimento normal e a integridade das células epiteliais. Investigadores da Nova Zelândia identificaram que aplicar suplementação com esta vitamina em meninos com baixo peso no nascimento oferece certos benefícios para diminuir a mortalidade e a morbilidade a curto prazo, embora seja necessário realizar estudos adicionais sobre os efeitos a longo prazo no neurodesenvolvimento durante a infância. Continue lendo

Tai Chi melhora a instabilidade de pacientes com mal de Parkinson

As artes marciais combinam técnicas de relaxamento e concentração que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas enfermidades como o Parkinson, um mal que altera a capacidade de manter o equilíbrio; por esta razão a prática contínua do Tai chi poderia ajudar a melhorar a estabilidade dos pacientes e ajudar a prevenir as quedas. Continue lendo

Excesso de yodo pode causar hipotireoidismo subclínico

Até agora se contava apenas com estudos sobre os efeitos do baixo consumo de iodo, e pouco se sabia dos efeitos do excesso de iodo. Para averiguá-lo, uma equipe de médicos na China administrou ao azar várias doses de iodo em adultos durante quatro semanas, identificando que quando as pessoas consumiam doses superiores a 400mcg os pacientes desenvolviam hipotireoidismo subclínico, que se manifesta por uma redução dos níveis do hormônio da tireoide, sem que se perceba os sintomas que evidenciam o hipotiroidismo, como fadiga, depressão, pele seca e aumento de peso. Continue lendo

Fatores que podem poduzir depressão em adultos

Chegar na metade de sua vida pode fazê-lo se sentir muito mal. Talvez sente que chegou a um ponto que tudo irá acabar? Saiba que você não está sozinho. Um estudo do ano de 2008 realizado entre mais de dois milhões de pessoas descobriu que a depressão associada à sensação de chegar na metade de nossa vida afeta metade dos humanos em todo o planeta. Nos EUA, notou-se que os picos de depressão se produzem em torno dos 40 anos para as mulheres e 50 para os homens, e no geral começa aos 50. Por que? São distintos os fatores que afetam às pessoas, e a seguir damos uma olhada às condições que aceleram a depressão. Para livrar-se desse estado os investigadores consideram que as pessoas deveriam aprender a adaptar-se aceitando suas forças e fraquesas, dando mais valor à vida. Continue lendo

Deficiência de vitamina D está relacionada a doenças cardíacas

Uma equipe de pesquisadores descobriu que 70% de uma população de idosos apresentava deficiência de vitamina D nos Estados Unidos. Em seguida, ao administrar suplementos para corrigir esta carência, identificou-se que em 60% dos casos conseguia-se reduzir o risco de morte por doenças cardíacas. O doutor James L. Vacek, diretor da pesquisa, indicou que os resultados surpreenderam os pesquisadores porque não esperavam que a relação entre a deficiência de vitamina D e a prevalência da doença cardíaca fosse tão forte

Continue lendo

Alimentação, sobrepeso e autoestima entre as mulheres

Algo estranho está acontecendo. O número de mulheres que fazem dieta e que têm sobrepeso está aumentando. Sejamos realistas, muitos de nós temos uma relação de amor e ódio com os alimentos.

Porém, por não gostar do corpo e não ser capaz de desfrutar da comida sem culpa, priva-se das diversões. Pode terminar com emoções muito negativas a respeito, e as amigas, provavelmente também fazem. Aqui há seis maneiras de sentir-se bem consigo mesma e com a comida.

1. Coma apenas quando estiver com fome
Todos os dias você enfrenta a tentação. A comida é a melhor parte dos aniversários, das férias e dos momentos com os amigos. Em seguida uma dieta só piora as coisas. Você se priva e ignora quando sente fome. Porém, fica despreocupado por um segundo e de repente, em uma festa, não pode recusar um sorvete.
Continue lendo

18 segredos para gozar de uma longa vida

Todos desejam desfrutar de uma vida longa. Alguns hábitos podem nos ajudar a nos tornarmos mais saudáveis e prolongar o nosso tempo de vida. Populações como as da Okinawa, no Japão, demonstram que a dieta é importante para prolongar o nosso tempo de vida. Também devemos tentar dormir um número de horas necessárias por dia, o estado de ânimo, as relações sociais e a realização pessoal são também importantes para alcançar um envelhecimento saudável. A seguir, apresentam-se alguns segredos para viver uma longa vida de felicidade.
Continue lendo